Brindes, presentes e hospitalidades são estratégias eficazes para fortalecer relacionamentos com clientes, parceiros e colaboradores. Além disso, essas ações podem impulsionar a imagem da empresa, gerar fidelização e até mesmo atrair novos negócios. No entanto, é fundamental estabelecer uma política clara e bem estruturada para garantir que essas práticas sejam realizadas de maneira ética, eficiente e em conformidade com as diretrizes da empresa.
Listamos 5 dicas que podem ajudar sua organização a construir uma política de brindes, acompanhe!
- Defina diretrizes claras e objetivas:
É essencial estabelecer diretrizes claras para o uso de brindes, presentes e hospitalidades. Defina um orçamento para essas atividades e estabeleça limites de gastos para evitar excessos. Além disso, determine os tipos de presentes e hospitalidades que são aceitáveis, levando em consideração as políticas internas e os valores da empresa. Essas diretrizes devem ser comunicadas de forma clara a todos os colaboradores.
- Garanta a transparência:
Transparência é fundamental em qualquer política corporativa. Certifique-se de que todas as ações relacionadas a brindes, presentes e hospitalidades sejam registradas adequadamente. Isso inclui detalhes como o motivo do presente ou hospitalidade, o destinatário, o valor e a data. Manter registros precisos ajudará a evitar mal-entendidos.
- Seja ético:
As ações de brindes, presentes e hospitalidades devem ser conduzidas de acordo com os princípios éticos e em conformidade com as leis e regulamentações locais. Certifique-se de que nenhum presente ou hospitalidade possa ser interpretado como suborno ou influência indevida. Evite situações em que haja um conflito de interesses ou que possam prejudicar a imagem da empresa.
- Padronize seus brindes
Estabeleça um limite financeiro para o recebimento dos brindes e hospitalidades. Outro critério interessante é a questão do material publicitário, canetas, cadernos, pastas, pendrives entre outros com valores simbólicos podem ser aceitos. Brindes acima do limite monetário e que não sejam publicitários, devem ser educadamente negados. Caso seja algo enviado por correios, por exemplo, ele pode ser sorteado dentro da sua organização entre todos os colaboradores.
- Avalie os resultados e ajuste a política, se necessário:
Avaliar os resultados das ações de brindes, presentes e hospitalidades é fundamental para garantir a eficácia dessa estratégia. Acompanhe o feedback dos destinatários, avalie o impacto dessas ações nos relacionamentos e analise se os objetivos estão sendo alcançados e apolítica está sendo seguida a risca. Com base nessa avaliação, ajuste a política, se necessário, para otimizar os resultados e atender às necessidades em constante evolução da empresa.
Além de avaliar os resultados, mantenha um diálogo aberto com os colaboradores para que em caso de dúvidas eles tenham a quem recorrer. E ainda, aproveite os treinamentos internos para disseminar sua política. Importante que a política seja acompanhada de um canal de comunicação eficaz, para que a empresa siga cada vez mais transparente.
O Denouncefy pode te ajudar com isso! Entre em contato com os nossos especialistas e tenha uma ferramenta adequada às suas necessidades!