Conflitos são inevitáveis, mas isso não precisa ser algo ruim. O especialista em carreira Geoffrey James aponta que no ambiente de trabalho, os conflitos são benéficos uma vez que “sem os mesmos não há progresso.” Em contrapartida, a McKinsey afirma que em 2016, 62% dos colaboradores foram tratados de forma rude por colegas de trabalho. Conflitos sempre existiram e sempre vão existir, mas como fazer a gestão de conflitos, mitigá-los, ou melhor, tirar algum proveito deles?
A cultura do conflito é muito desgastante. Geoffrey James aponta que algumas lutas apenas não valem a pena. Um exemplo seriam os vendedores de lojas de roupa. A concorrência interna é tamanha que a loja chega a perder clientes. Os mesmos saem da loja incomodados e muitas vezes se questionando porquê de tamanha rivalidade tendo em vista que o objetivo é comum.
A cultura do feedback é algo de extrema valia. Através do feedback de seu time, de forma constante e saudável, líderes podem demonstrar sua força e humildade em admitir erros e então encorajar o relacionamento transparente através do exemplo.
Esta atitude estimula os diálogos honestos e permite que seus colaboradores percebam que suas opiniões são valorizadas, ou seja, fazem a diferença, e dessa forma se engajam cada vez mais na organização. Eventualmente, quando ocorrer um conflito, o time já estará pronto e receptivo para uma intervenção transparente de seu líder.
Muitas pessoas acreditam, inclusive em suas vidas pessoais, que devem ganhar todas as discussões. Esse pensamento é bastante equivocado, principalmente quando se trata do mundo dos negócios. Ser “teimoso” é um sinal de fraqueza tendo em vista que a capacidade para mudar e se adaptar são um sinal de força.
Não tente demonstrar eficiência através da rápida intervenção em conflitos. Tente entender os lados, pegar o máximo de informação possível e o mais importante: sem tomar partidos. A solução está sempre no equilíbrio.
Observe atentamente a escolha das palavras: Dizer “O que você está dizendo está errado” é mais nocivo do que “Acredito que não deveríamos ir por este caminho, o que você acha?”. Lembre-se: o interesse é mútuo, todos devem remar juntos para o bem-estar da empresa.
Pense como um jogo de xadrez: seu interesse é na vitória. O importante é alcançar seu objetivo a longo prazo. Lidar com pessoas que acreditam que de certa forma já “ganharam” é mais fácil. Assim como no xadrez, algumas peças ficaram pelo caminho, mas quando vier a vitória, nada disso vai importar mais.
Acesse nossos pacotes e veja qual a melhor solução para sua organização!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!