Nos últimos anos, grandes escândalos de fraude e corrupção passaram a ser assunto recorrente nas conversas das pessoas. Seja no âmbito privado, seja no público, muitas organizações têm se destacado pelos desvios de conduta e desrespeito às leis, com graves consequências.
De fato, esses problemas são responsáveis por grandes prejuízos financeiros à imagem e à reputação das empresas. Consequentemente, elas têm o faturamento comprometido, perdendo também em valor de marca. No longo prazo, um comportamento antiético que parecia inofensivo pode provocar danos irreversíveis.
Por isso, a tendência é o crescimento da adoção de programas de compliance e outras medidas para evitar esses crimes. O problema é que nem sempre esses conceitos são tão claros na gestão dessas ocorrências. Assim, neste post explicamos melhor a diferença entre fraude e corrupção, com alguns exemplos dessas práticas. Acompanhe!
Trata-se da ação ou efeito de corromper uma pessoa ou um sistema para a obtenção de uma vantagem para si ou para outros. Ou seja, a corrupção é uma forma de conseguir algum benefício por meio de um ato imoral ou ilícito. Por isso mesmo, é bastante associada ao suborno, em que valores ou bens são trocados para satisfazer a outra pessoa ou a si mesmo.
As ações corruptas são bastante associadas ao meio político. No entanto elas são recorrentes no meio empresarial ou mesmo no nosso cotidiano particular. Isso acontece, por exemplo, quando um funcionário oferece vantagens a um fiscal para o não pagamento de uma multa e até quando furamos a fila do banco ou do supermercado.
A fraude consiste em um esquema ou ato ilícito cometido para a obtenção de ganhos pessoais por meios enganosos. Pode ser caracterizada tanto pela obtenção de vantagens pessoais quanto pelos benefícios à organização como um todo.
Assim, são consideradas fraudes a forja de qualquer documento que traga vantagens financeiras para uma empresa, como no caso da prestação de contas contábil. Outros exemplos são as falsificação de objetos de valor ou restringidos por propriedade intelectual e a introdução clandestina de mercadorias em um local sem o pagamento de impostos, o chamado contrabando.
Como você pode ver, a diferença entre fraude e corrupção pode ser bem tênue. Muitas vezes, esses atos podem ocorrer simultaneamente, gerando implicações ainda maiores. Por isso, é tão importante adotar medidas de proteção, como:
Essas são apenas algumas medidas importantes para prevenir casos de fraude e corrupção dentro da sua empresa. Com essas e outras ações simples, dá para reduzir os custos com a resolução desses problemas e melhorar de modo significativo a reputação do seu negócio.
Gostou de saber a diferença entre fraude e corrupção? Quer conferir outros artigos como este? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum post!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!