Todos os cidadãos e cidadãs, cada um com suas diferenças, têm direitos iguais assegurados na Constituição Federal. As leis brasileiras garantem a punição severa para atos preconceituosos, como o racismo e a homofobia. Ainda assim, a discriminação no ambiente de trabalho continua sendo uma prática recorrente.
Atos discriminatórios diversos, como os relacionados ao gênero, à etnia, à religião ou à sexualidade, permanecem nas empresas, de forma muito clara ou ainda de forma velada. Isso pode trazer grandes problemas, prejudicando o clima e a cultura organizacional além da saúde mental do discriminado, e ainda expondo a todos às implicações legais cabíveis.
O fato é que as pessoas devem ser respeitadas pelas suas diferenças, é isso que as torna únicas. É dever de toda empresa combater a discriminação no ambiente de trabalho. Você ainda não sabe como fazer isso? Continue a leitura e saiba como prevenir esse grave desvio de conduta!
O primeiro passo para reduzir os casos de discriminação é, justamente, promover um ambiente mais diverso. Isso porque a diversidade e a inclusão contribuem para que a cultura organizacional seja plural, com a troca de pensamentos e informações entre os colaboradores. Ou seja, eles mesmos podem ajudar a desconstruir preconceitos através do diálogo em um ambiente seguro.
No entanto, é fundamental que os próprios gestores sejam exemplos para os colaboradores. Afinal, de nada adianta tentar promover a diversidade se a sua empresa sempre contrata o mesmo perfil de pessoas, dando preferência ao mesmo gênero, aparência, certas faculdades e cursos entre outros.
É comum surgirem assuntos controversos mesmo nas mais simples conversas. De fato, os preconceitos são mais comuns do que imaginamos, pois acabam sendo parte de toda uma cultura. Por isso, é muito importante que os gestores estejam sempre bem informados, discutindo com clareza esse tipo de comportamento e apresentando suas consequências. Eles devem se mostrar abertos a troca de cultura e serem bons ouvintes.
Da mesma forma, é fundamental se posicionar diante dessas situações. Apesar de ser recorrente algumas lideranças manterem-se isentas em uma conversa informal sobre assuntos polêmicos, o ideal é que isso não aconteça. Essa fuga pode ser entendida como conivência ou incentivo para a discriminação no ambiente de trabalho. Busque sempre o diálogo.
Mesmo que a sua empresa diversifica nas contratações e você se posiciona diante de situações de preconceito, é possível que as situações de discriminação permaneçam, ainda que discretamente. Assim, é necessário criar políticas ativas de prevenção, como treinamentos, dinâmicas de grupo, campanhas e outros eventos de conscientização.
É essencial reconhecer que as diferenças fazem parte de qualquer organização e elas devem ser vistas como algo positivo, que agrega conhecimento e valor ao ambiente além de aumentar a produtividade. Do mesmo modo, deve-se incentivar e valorizar as individualidades de cada colaborador para que ele se sinta mais motivado.
No entanto, como vimos, mesmo com todas essas medidas, é possível que ainda ocorram atos de discriminação no ambiente de trabalho da sua empresa. Por isso, é fundamental manter um canal de denúncias ativo para resolver esses e outros problemas com rapidez e de modo efetivo.
Gostou de saber como prevenir a discriminação no ambiente de trabalho? Quer entender melhor como um canal de denúncias pode ajudar a sua empresa a resolver essas situações? Então, veja também como essa ferramenta pode ajudar na gestão de riscos!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!