Muitas pessoas acreditam que a gestão da cadeia de suprimentos se trata de uma responsabilidade apenas do setor de compras corporativas, mas isso não é verdade. Há vários profissionais envolvidos na cadeia de suprimentos, tanto dentro quanto fora da empresa, como cobradores, fornecedores e, até mesmo, outros setores da organização.
Garantir que todas as etapas dessa relação comercial sejam cumpridas corretamente e de acordo com as leis não é uma tarefa fácil — na verdade, esse é um dos maiores desafios dos gestores de processos empresariais.
Pensando nesse desafio, decidimos criar este artigo para esclarecer qual é a importância da gestão da cadeia de suprimentos e mostrar o que deve ser feito para garantir que esse processo aconteça conforme as normas da empresa. Quer saber mais? Então acompanhe!
É impossível falar sobre gestão da cadeia de suprimentos sem abordar compliance, por isso, antes de começarmos, é necessário esclarecer qual é o significado desse termo.
Compliance tem origem no verbo to comply que, em inglês, significa “cumprir alguma coisa”. Portanto, quando dizemos que uma empresa está em compliance, isso significa que ela trabalha dentro das normas.
Você provavelmente deve estar se perguntando qual é a relação entre o compliance e a gestão da cadeia de suprimentos. A resposta é muito simples: estabelecer um programa de compliance dentro da sua empresa é a melhor maneira de monitorar todos os processos da cadeia de suprimentos e garantir que os envolvidos fiquem cientes das regras que regem o seu negócio.
Infelizmente, não é difícil encontrar exemplos de empresas que foram vítimas de golpes ou fraudes. Esses crimes podem ser cometidos tanto por agentes internos — ou seja, pessoas que trabalham para a empresa — quanto por agentes externos que se dizem parceiros da sua corporação, como fornecedores, sócios, prestadores de serviços e, até mesmo, clientes. É justamente por isso que investir em compliance é tão importante para a cadeia de suprimentos.
Toda empresa precisa de um programa de compliance, que nada mais é do que um conjunto de atividades que ajudam a organização a monitorar a conduta de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos. O foco é a prevenção de práticas antiéticas ou ainda ilegais. E mais, ferramentas de detecção para que caso algum desses atos ocorra, a empresa não só o detecte precocemente como tenha uma resposta rápida e eficaz a questão.
O primeiro passo é formalizar um código de ética e conduta para a sua empresa. Desse modo, todos os envolvidos terão acesso às regras dela e poderão tomar as decisões mais corretas, evitando situações indesejadas. A partir do momento que a sua organização define o que é bom e o que é ruim, também fica mais fácil identificar quem está descumprindo as normas.
Outra forma de garantir o compliance é realizar auditorias internas. Por meio delas, é possível buscar inconsistências em processos que podem gerar prejuízos no futuro. Além de ajudar a corrigir as falhas, elas também inibem a adoção de novas práticas inapropriadas.
Por último, mas não menos importante, a gestão deve acompanhar todas as transações comerciais da empresa para garantir que as partes envolvidas estão de acordo com as normas estabelecidas pelo programa de compliance.
O canal de denúncias nada mais é do que um canal de comunicação para detectar fraudes, golpes ou qualquer tipo de conduta antiética dentro da empresa. A denúncia pode ser feita de várias formas, porém, as mais comuns são denúncias online ou telefônica.
A finalidade do canal de denúncias é incentivar colaboradores, sócios, fornecedores, clientes, prestadores de serviços e qualquer outra pessoa envolvida com a sua empresa a compartilharem informações valiosas sobre práticas que estejam em desacordo com as normas dela. Com o canal de denúncias, fica muito mais fácil identificar ações ilícitas e antiéticas, é uma das formas de tornar o programa de compliance cada vez mais colaborativo.
Manter a integridade de todas as etapas da gestão da cadeia de suprimentos não é uma tarefa fácil. No entanto, temos certeza que você conseguirá fazer uma boa gestão de cadeia de compras se seguir todas as dicas que citamos acima.
Gostou deste post? Ficou interessado em obter um canal de denúncias? Mande um “oi” para gente em [email protected]. Ou, se preferir, leia este outro artigo em que explicamos como funciona a ferramenta de denúncia para empresas.
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!