Para que exista uma convivência baseada no respeito em sociedade, é necessário o cumprimento de padrões de comportamento regidos pela moral e ética. O mesmo acontece no ambiente de trabalho, que exige cumprimento às normas de conduta em prol do bom relacionamento interpessoal além de seguir às regras e leis.
A ética profissional também se reflete na produtividade das equipes, na integração dos colaboradores e na credibilidade da empresa perante o mercado. Embora esses termos sejam muito usados no mundo corporativo, ainda existem dúvidas em relação a diferença entre moral e ética e também qual a sua importância.
Continue a leitura e fique por dentro do tema!
Muitas vezes, o valor moral e a ética são usados como sinônimos quando, na realidade, apresentam conceitos diferentes.
A palavra moral provém do latim “mores”, que significa costumes. Portanto, podemos dizer que a moral é um conjunto de tradições que podem mudar conforme a cultura de cada povo e de acordo com a época. Alguns costumes tidos como normais há 100 anos, por exemplo, não são mais aceitos nos dias de hoje.
Já a ética vem da palavra grega “ethos”, que é traduzida como morada ou refúgio. Na filosofia, esse termo é utilizado para se referir à natureza e à índole de um ser. Logo, a ética é entendida como um conjunto de princípios que formam a conduta humana, baseando-se nos valores de um indivíduo ou do coletivo. É certo afirmar que a ética ultrapassa a moral, pois não sofre influências histórias e não depende de leis para ser exercida.
No âmbito profissional, a ética diz respeito ao caráter do trabalhador e à forma como ele reage aos manuais de conduta da empresa contratante. Indivíduos com uma postura antiética podem ter dificuldades para obedecer ao regime interno, criando problemas no ambiente de trabalho e para a organização.
Para manter a moral no ambiente de trabalho, por sua vez, o indivíduo precisa seguir e respeitar os valores internos da corporação, que geralmente estão presentes no código de conduta.
Geralmente, é possível identificar profissionais éticos por meio de suas características. Nos processos de recrutamento e seleção, algumas empresas optam em aplicar alguns testes que acabam trazendo com mais detalhes o perfil do colaborador e se ele está alinhado a cultura da organização.
Nesse sentido, as organizações devem buscar por talentos que:
Além de verificar essas questões no momento da contratação, é importante contar com ações que desenvolvam o compliance nas empresas. Dito isso, um canal de denúncias contribui ativamente para uma gestão alinhada ao regimento interno e às normas voltadas ao ramo de atuação da organização.
Profissionais que respeitam o valor moral e a ética garantem que leis e regimentos sejam seguidos. Da mesma forma, eles promovem um bom clima organizacional, voltado para a empatia e para a parceria dos colegas de trabalho. Isso melhora o relacionamento interpessoal e abre espaço para a satisfação, inovação e para a produtividade.
É importante que a empresa estabeleça um código de ética e normas de conduta que possam orientar o comportamento dos envolvidos com o negócio. Com as diretrizes estabelecidas, fica mais fácil orientar os colaboradores e, quando necessário, aplicar medidas para resolver conflitos como sanções ou advertências.
Quando a empresa conta com esse manual, a tendência é reduzir o número de incidentes, sejam por fraude, sejam por corrupção, sejam por qualquer outro comportamento inadequado, o que não reduz a importância da presença de um canal de denúncia ativo, sigiloso, anônimo e seguro.
Os gestores não podem esperar que seus colaboradores aprendam por conta própria. Esse é um conceito que precisa ser explicado, difundido e incentivado na corporação pelos líderes.
Veja, a seguir, o que fazer para desenvolver boas práticas de ética no ambiente de trabalho.
Não basta seguir as normas da empresa. Se você fecha os olhos para o comportamento antiético do seu colega de trabalho por acreditar que isso não lhe diz respeito, na verdade você acaba tornando aquela prática aceitável.
Os colaboradores precisam se tornar agentes de compliance na empresa. Explique à sua equipe a importância das denúncias para a empresa, afinal, existem vários casos de comportamentos antiéticos que passam despercebidos pelo crivo dos gestores.
Além de incentivar os relatos de boa-fé, também é preciso oferecer canais seguros para que seus colaboradores possam comunicar qualquer irregularidade.
Caso sua empresa ainda não tenha criado um código de ética e conduta, é importante fazê-lo o quanto antes. Lembre-se que além das proibições de posturas antiéticas, o código deve contar com sanções, para que os colaboradores saibam exatamente o que acontece com quem não seguem as regras. E também para que, ao serem punidos, não digam que não tinham conhecimento daquela regra.
O ideal é que o código seja original, sem copiar os modelos prontos disponíveis na internet. Quais são as normas que regem a sua empresa? Qual comportamento você espera dos seus colaboradores? Após criar o código, lembre-se de publicá-lo em canais onde todos os colaboradores possam acessá-lo, seja na página oficial da empresa nas redes sociais ou imprimindo exemplares para os colaboradores.
A sua equipe precisa estar treinada. Como reagir, por exemplo, quando você presencia seu colega quebrando as normas da empresa? Como reagir em situações de conflito? A denúncia é confidencial, sem retaliações? São dúvidas comuns entre os colaboradores.
Para que todas as questões sejam esclarecidas, a organização deve promover treinamentos sobre compliance de forma contínua. Temos certeza de que esse investimento trará muito retorno para a organização.
Como você viu, trabalhar valor moral e ética profissional no ambiente de trabalho é fundamental para as empresas que visam um ambiente de trabalho ético, inovador e de crescimento. Assim, é possível construir uma marca sólida no mercado com o apoio de uma equipe estruturada, respeitosa e unida.
Quer saber mais sobre compliance e ética no trabalho? Então, confira nosso post completo sobre a importância do canal de denúncias para as empresas.
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!