Podemos definir cultura organizacional como um conjunto complexo de práticas e valores que tem como objetivo determinar o comportamento, os hábitos e as crenças de todos os colaboradores dentro de uma empresa.
A cultura organizacional é uma estratégia de extrema importância para as corporações, pois ela promove uma maior padronização dos processos, tendo em vista que todos os colaboradores devem estar alinhados ao valores propostos pela empresa. Além disso, uma empresa com uma cultura organizacional bem definida consegue deixar uma marca mais forte no mercado.
No entanto, ter uma boa cultura organizacional não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, decidimos criar este conteúdo com algumas dicas que ajudarão você a desenvolver a cultura da sua empresa. Ficou interessado? Acompanhe a leitura!
Defina os pilares estratégicos da sua empresa
É impossível falar sobre cultura organizacional e planejamento estratégico sem falar sobre missão, visão e valores. Esses são os três pilares que regem uma empresa. De forma resumida, podemos definir esses três conceitos como:
- missão — é o propósito da empresa, a razão pela qual ela existe;
- visão — é o objetivo da empresa, onde ela quer estar no futuro;
- valores — são as crenças e os ideais que todos os colaboradores devem seguir como um mantra.
A cultura organizacional deve ser desenvolvida levando em consideração esses três pilares. Só assim você será capaz de criar um conjunto de diretrizes que seja condizente com a realidade do seu negócio.
Não tente incluir todos os seus colaboradores
É impossível criar uma cultura organizacional que contemple e agrade todos os colaboradores da sua empresa. Ao tentar incluir todos, você pode acabar perdendo o foco principal e tornar as diretrizes confusas.
Pode ser que algumas pessoas fiquem insatisfeitas e até queiram deixar a sua empresa, mas não se preocupe. Com o tempo aparecerão novos talentos que se identificarão com os valores e crenças do seu negócio.
Contrate pessoas que se encaixem na cultura organizacional (fit organizacional)
De nada adianta criar e implantar uma cultura organizacional dentro da sua organização se os seus colaboradores não estão dispostos a segui-la. Para que a taxa de rotatividade não cresça, o ideal é que você procure por profissionais que tenham um perfil compatível com os valores da sua empresa.
Encontrar novos talentos é uma tarefa desafiadora, por isso muitos gestores estão recorrendo ao uso de softwares criados para fazer a ligação entre profissionais e empresas de acordo com o perfil de cada uma das partes. É claro que você pode fazer o recrutamento da forma tradicional, presencialmente ou ainda, o mais comum atualmente, através de reuniões online. Nesse caso, para conferir a compatibilidade dos candidatos com os valores da sua empresa, sugerimos que você faça perguntas como:
- na sua opinião, como é um ambiente de trabalho ideal?
- Quais são os valores que você mais preza?
- O que você entende como cultura organizacional e qual é a sua importância?
Seja um exemplo
Os líderes precisam servir de exemplo para o restante da organização. Afinal, por que os colaboradores seguiriam a cultura organizacional se nem mesmo os líderes se importam com as diretrizes criadas?
A melhor forma de manter a cultura organizacional forte e viva é disseminá-la diariamente. Os líderes e gestores são os grandes responsáveis por incentivar os seus colaboradores a seguirem os valores e crenças da empresa. Além disso, é de extrema importância que a liderança também mostre os impactos positivos que a cultura organizacional está causando nos negócios.
Lembre-se que a implantação da cultura organizacional é um processo que não acontece do dia para a noite. Seus colaboradores precisarão de tempo para conseguir se adaptar às diretrizes propostas, portanto, tenha um pouco de paciência.
Gostou? Quer receber mais dicas sobre o mundo corporativo? Então, confira este outro artigo em que nós explicamos o que são os valores moral e ética e como identificá-los.