Muito se fala sobre os escândalos de corrupção na esfera política, mas eles não acontecem exclusivamente nessa área. Os casos de fraude empresarial são, infelizmente, comuns e geralmente demoram a ser descobertos.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo. Isso significa que a corrupção é algo cultural em nosso país. Se você deseja transformar isso, então continue lendo. A seguir, mostraremos 4 formas de prevenir a fraude empresarial nas organizações.
Antigamente, o conselho administrativo era uma estratégia que somente as corporações de grande porte adotavam. Entretanto, com o passar do tempo, as pequenas e médias empresas perceberam que ele faz toda a diferença na gestão empresarial.
Resumidamente, a função do conselho administrativo em um negócio é garantir maior isenção e transparência nas decisões internas. Para isso, ele precisa ser composto por colaboradores que ocupem os mais diversos tipos de cargos na empresa. Ou ainda, por terceiros representantes de partes interessadas das organizações de forma proporcional e justa.
Essa é a melhor forma de garantir que o poder de decisão não está concentrado nas mãos de poucas pessoas que compartilham interesses que podem não atender a todos na organização. O ideal é que o conselho seja renovado com o tempo, assim, todos teriam a oportunidade de participar.
Muitas empresas só se lembram de fazer uma gestão de riscos quando o mercado, ou, até mesmo, a própria organização, está passando por momentos de crise. No entanto, ter um comitê para realizá-la é primordial para evitar a ocorrência de fraudes no negócio, e evitar crises no futuro.
Também é função do comitê de riscos resolver ou endereçar problemas como conflitos de interesses, comportamentos antiéticos, desvio de informações, entre outros. É importante que ele seja formado por representantes diversos, para que as decisões sejam tomadas com base no que é melhor para a organização e não em interesse de apenas algum grupo.
Ao contrário da gestão de riscos, que tem função preventiva, as auditorias são responsáveis por fiscalizar o andamento de todos os processos para garantir que as práticas estão alinhadas às diretrizes da empresa.
As auditorias internas e externas, quando aliadas ao comitê de gestão de riscos, são a melhor maneira de assegurar o compliance. Além disso, as empresas que se submetem a esses processos mostram ao mercado que se importam com a integridade e a transparência.
Atualmente, existem várias maneiras de monitorar os processos internos por meio de softwares. Um modo simples de garantir que a sua empresa fique livre de fraudes usando a tecnologia é criar um canal de denúncias.
Por mais que a gestão tome cuidados, existem muitas informações que somente os clientes, colaboradores e fornecedores sabem. Portanto, para que haja compliance dentro da sua organização, é necessário que os seus colaboradores se tornem agentes de compliance.
A fraude empresarial pode não só prejudicar a imagem da sua empresa, como também causar crises internas que afetam a produtividade. Essas 4 dicas são um importante passo na direção de uma empresa cada vez mais ética, transparente e colaborativa.
Ainda tem dúvidas sobre fraude empresarial? Conte-nos sobre sua experiência com o assunto e compartilhe suas dúvidas deixando um comentário abaixo!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!