É fato que, para manter uma boa relação entre os setores de uma empresa, um sistema de integração é indispensável. Por isso, a reunião de diferentes gerações, sendo elas X, Y e Z, é de fundamental importância para uma indústria que preza por uma maior produtividade.
Essas gerações têm diferentes modos de expressão, dinâmicas de produção distintas, linguagens próprias e comportamentos que influenciam diretamente o processo industrial do qual fazem parte. Quer saber mais sobre a importância da integração de diferentes gerações na empresa? Continue a sua leitura!
A geração X é aquela composta por profissionais que nasceram entre o início dos anos 1960 e o final da década de 1970. Esse grupo é marcado por indivíduos que viveram grandes eventos sociais e políticos, como a ditadura. Por isso, são colaboradores que priorizam o comprometimento pelo seu ofício e desenvolvem estratégias para a melhoria dos seus rendimentos.
Além disso, eles dão muita importância para cargos e títulos dentro da empresa, por isso, esforçam-se para alcançar esse reconhecimento. Boa parte da equipe, no entanto, não sabe manusear os meios digitais, ou seja, valoriza mais o tradicional em detrimento da inovação.
Conhecida também como millennials, a geração Y, nascida entre 1970 e 1990, acompanhou o surgimento da Internet e as suas demais tecnologias. Nesse sentido, esses profissionais são mais questionadores e buscam ideias e informações, prezando, assim, por desafios a fim de alcançarem o sucesso no mercado.
Por fim, a geração Z nasceu a partir da década de 90 e é conhecida pelo seu domínio na área digital. Os seus colaboradores têm como características principais o imediatismo e o espírito revolucionário, pois são trabalhadores jovens. Logo, preferem empreender e fazer da empresa um ambiente mais moderno e dinâmico.
É válido pontuar que uma empresa que busca expandir o seu segmento e ganhar maior visibilidade precisa dispor de uma rede de trabalhadores qualificada e apta a encarar a concorrência imposta pelo mercado de trabalho.
Portanto, é importante que as indústrias tenham como colaboradores profissionais de diferentes gerações a fim de que a troca de saberes desses indivíduos possibilite a otimização da produtividade. Como exemplo, podemos mencionar o fato de que pessoas da geração X, quando em contato com a geração Y, conseguem manter um equilíbrio entre a inovação buscada pelos trabalhadores mais jovens com a experiência dos mais velhos.
Somado a isso, saber valorizar o potencial de cada grupo é de extrema relevância, pois, por meio de relações interpessoais, essas equipes podem trocar informações pertinentes para o desenvolvimento da empresa. Então, as diferentes visões e a forma como cada geração desempenha a sua função podem servir de alicerce para a construção de uma empresa comprometida. Suas experiências, vivências, estudos entre outros são distintas, o que cria uma diversidade cognitiva no grupo que amplia o horizonte de ideias e resolução de problemas.
A presença de diferentes gerações em uma corporação pode gerar pequenos conflitos na execução de algumas tarefas. Porém, para resolverem esse desafio, as empresas começaram a tomar algumas medidas.
Diante disso, com o intuito de solucionar essa temática, os empreendedores desenvolveram um sistema de diálogo entre essas gerações, bem como treinamentos comportamentais para ajudá-las a valorizarem o trabalho em grupo e, assim, minimizarem possíveis desavenças.
Por fim, ações como essas farão das empresas um ambiente mais criativo, diverso e dinâmico favorecendo, assim, a o negócio na busca por soluções em sua jornada de crescimento.
Gostou do post sobre a presença de diferentes gerações na empresa? Então, aproveite para ler também o artigo sobre como criar uma boa cultura organizacional na sua companhia!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!