Até mesmo quem não é especialista em comunicação empresarial e não está familiarizado com a expressão “ruído na comunicação” já presenciou situações advindas desse problema. Você provavelmente já deve ter interpretado uma informação de forma errada porque a ligação estava ruim ou não conseguiu entender uma mensagem de texto porque a pessoa do outro lado da conversa se esqueceu de usar a pontuação correta.
Esses são apenas alguns exemplos do que pode acontecer quando há ruídos na comunicação. Quando falamos sobre ambientes corporativos, essas situações tomam proporções ainda maiores. Segundo o pai da administração moderna, Peter Drucker, as falhas na comunicação são responsáveis por cerca de 60% dos problemas no ambiente de trabalho.
A seguir, explicaremos detalhadamente quais são os cinco tipos de ruído na comunicação e mostraremos o que você deve fazer para evitá-los. Acompanhe!
O que são os ruídos na comunicação?
Antes de entrarmos na explicação do que são os ruídos, é necessário que você entenda o que é comunicação. Resumidamente, a comunicação acontece quando um emissor envia uma mensagem a um receptor. O meio por onde essa mensagem é transferida é chamado de canal e o tipo de linguagem utilizada na mensagem é chamado de código. Muitas vezes as pessoas se comunicam em inglês, é definido como universal. Assim, se necessitar de fazer pesquisas ou redigir um ensaio, pode sempre recorrer a um serviço que o ajuda neste sentido. Usando este site https://essaynow.net/, você pode ter certeza de que receberá seu pedido no prazo e com alta qualidade.
Portanto, os ruídos são qualquer tipo de falha ou interferência indesejada que prejudica ou distorce a mensagem, fazendo com que o receptor receba um recado diferente do que o emissor quis passar. Comunicar-se de forma efetiva é uma tarefa muito difícil, principalmente dentro de uma empresa, pois há diversos fatores que podem causar ruídos — e você sabe como um pequeno mal-entendido pode trazer grandes prejuízos para a empresa.
Quais são os cinco tipos de ruído na comunicação?
Existem diversos fatores que podem causar ruídos na comunicação. Separamos em categorias os tipos de ruído para facilitar o seu entendimento.
- Fatores físicos: acontece quando o ambiente causa alguma interferência na comunicação, como carros buzinando, ventilador barulhento, telefone tocando, entre outros.
- Fatores técnicos: consiste em problemas ligados ao canal de comunicação, por exemplo, quando você está falando ao telefone e a ligação cai ou quando faz uma videoconferência e a conexão à internet está ruim.
- Fatores psicológicos: problemas que estão relacionados às pessoas envolvidas na comunicação, por exemplo, se o receptor estiver muito nervoso é possível que ele entenda a mensagem de forma errada.
- Fatores fisiológicos: barreiras que ocorrem devido à condição física do receptor ou do emissor, como dores de cabeça, problemas auditivos, cegueira, fadiga, entre outros.
- Fatores semânticos: referem-se a problemas linguísticos e ocorrem quando o emissor usa um tipo de linguagem e o receptor, outro. Por exemplo, é difícil para uma pessoa de fora da área de Direito entender o que um juiz fala.
Como os ruídos podem ser evitados?
Ainda existem gestores que investem em estratégias de administração mais voltadas para a produção sem dar tanta atenção aos seus funcionários. Entretanto, todo bom gestor sabe que o maior bem que uma empresa pode ter é justamente o seu recurso humano.
Portanto, o primeiro passo para diminuir a incidência de ruídos na comunicação é promover a cultura do diálogo. Incentive os seus colaboradores a conversarem com os seus encarregados diretos toda vez que eles tiverem uma dúvida ou um problema, por menor que possa parecer.
Outra forma muito eficiente de evitar o ruído na comunicação interna de uma empresa é definir um canal oficial de comunicação. Os gestores poderão emitir comunicados por meio desse canal, desse modo, os colaboradores não terão dúvidas sobre qual mensagem é ou não oficial, ou quais ordens devem ser seguidas.
Por último, mas não menos importante, mostre aos seus colaboradores a importância do feedback. Solicite que as pessoas confirmem que a mensagem foi lida e entendida, pois essa é a única forma de garantir que a comunicação foi realizada com eficiência.
Saber quais são os tipos de ruído na comunicação é a única forma de evitar que esse tipo de problema aconteça. Temos certeza de que, se você seguir todas as dicas deste artigo, os ruídos na comunicação da sua empresa diminuirão consideravelmente.
Gostaria de saber mais sobre ambiente corporativo? Então, confira este outro artigo em que mostramos 4 dicas para evitar conflitos em empresas.