É fato que a corrupção pode ser resumida em atos desonestos ou ilegais que implicam troca de dinheiro ou serviços em benefício próprio. Essa atitude prejudica de forma ampla todos os setores de uma sociedade e impede o pleno desenvolvimento de um país. Logo, é preciso combater a corrupção endêmica, sistêmica ou sindrômica.
Nesse viés, com a banalização dessa palavra na rotina do brasileiro, muitos cidadãos nem se importam mais com os escândalos envolvendo grandes empresas e a alta cúpula governamental do país. Por isso, é importante criar medidas para combater todo e qualquer tipo de corrupção a fim de que uma nação ética seja construída.
Se esse tópico é do seu interesse, continue a sua leitura e fique por dentro de mais informações acerca desse assunto!
Alguns dos principais fatores que contribuem para os atos de corrupção são os baixos níveis de democracia em alguns países, a fraca participação da população na luta pelos seus direitos e pelos deveres e os altos níveis de monopolização da política. Dessa forma, as consequências do processo corrupto são refletidas em diversas áreas, como na falta de recursos financeiros para manter a estrutura de hospitais, de escolas, de praças e de locais de lazer e cultura.
Vale destacar algumas consequências advindas desse impasse, sendo as principais: a diminuição da credibilidade do país, ou seja, dificilmente ele receberá investimentos; o impedimento da ruptura dos níveis de pobreza e a perda na arrecadação tributária. Diante disso, por meio de desvios de verbas cometidos por políticos e funcionários públicos, da lavagem de dinheiro e da sonegação de impostos, os maiores prejudicados acabam sendo os cidadãos, afinal, o bem-estar e a qualidade de vida deles são comprometidos.
Os principais atuantes nesse processo errôneo são: o corruptor, o corrompido e o conivente. Dessa maneira, o corruptor é aquele que oferece algum serviço ou uma vantagem para outra pessoa de forma ilícita. O corrompido é aquele que recebe a proposta feita, sem analisar a sua procedência.
Somado a isso, o conivente é aquele que usa a impunidade como ferramenta de sobrevivência. Ou seja, é aquele que, mesmo não estando envolvido no crime em questão, não tenta impedi-lo.
Em primeiro lugar, é preciso pontuar que a corrupção sistêmica é aquela realizada por políticos, integrantes da alta cúpula governamental, funcionários públicos e grandes empresários.
A endêmica, por sua vez, já é composta daqueles pequenos atos que as pessoas cometem no cotidiano, como estacionar em lugares errados, furar filas em bancos, comprar carteiras de habilitação e produtos piratas, ratear a internet entre os vizinhos etc. Ações como essas colaboram para a formação de um país atrasado e antiético, afinal, a moral e o respeito às regras devem começar a partir do povo.
Em se tratando da corrupção sindrômica, é importante falar da má gestão e da burocracia existente nos serviços públicos. Isso porque os cidadãos não são assistidos de maneira correta e não conseguem desfrutar dos seus direitos.
Algumas ações podem ser tomadas a fim de diminuir os danos causados pela corrupção tanto no Brasil quanto no mundo. Duas delas seriam aumentar as penas de crime hediondo para a corrupção e reformar o sistema de prescrição penal e de prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado.
Além disso, é preciso punir de maneira severa os partidos políticos que estiverem fazendo caixa 2 e desviando dinheiro de obras públicas, a fim de que eles não tenham mais o direito de se reeleger. Assim, aos poucos, o Brasil terá representantes honestos e com a ficha limpa.
Em virtude disso, boas práticas de fiscalização dentro das grandes empresas e em órgãos governamentais podem ser uma boa ideia para tentar diminuir a corrupção. Nesse sentido, a cultura compliance, que, por sua vez, age de forma a zelar pela transparência, pela honestidade e pela integridade das instituições, pode ser adotada a fim de evitar fraudes e sonegação.
Atualmente, o foco da mídia está na corrupção que envolve os grandes chefes do governo, ou seja, distante da população. Essa situação precisa ser revertida, pois as pessoas devem entender que mesmo as menores ações geram um impacto imenso em diversos segmentos da sociedade. Então, é preciso evitar determinadas condutas, como a venda de votos, a não declaração do Imposto de Renda, a falsificação da carteirinha de estudante, a entrega ou o recebimento do troco errado e o suborno a guardas de trânsito para escapar de alguma multa, por exemplo.
Logo, o combate à corrupção deve ser um dos objetivos de uma nação e, para isso prosperar, o povo deve ser conscientizado e estimulado a analisar os seus atos sob um olhar ético e moralista a fim de que entendam que os erros que cometem o prejudicarão futuramente.
Uma das maiores dificuldades de se ter um mundo cada dia mais integrado é que as práticas ilícitas que são cometidas entre os comércios, por terem um alcance multinacional, são mais difíceis de serem visualizadas e os responsáveis pelos atos estão em diversos pontos do mundo, compondo, por sua vez, quadrilhas que agem de forma rápida e bem esquematizada. Então, com a rede tecnológica a seu favor, várias corporações de diversos países praticam ações criminosas e lavagem de dinheiro em paraísos fiscais.
Por fim, como visto, é preciso criar soluções para tentar combater a corrupção endêmica no país, com o intuito de ajudar no desenvolvimento econômico e social e gerar maior qualidade de vida aos cidadãos. Afinal, a corrupção, seja ela qual for, atrasa o país e faz com que ele seja malvisto em todo o mundo.
Gostou do post? Então, aproveite para deixar um comentário sobre o que achou do nosso texto e se ele esclareceu as suas dúvidas!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!