Empreendedores de startups tendem a pensar governança corporativa como algo a mais. Ainda existe a ideia de que apenas grandes companhias, já estabelecidas no mercado, a utilizam. Mas isso é um equívoco e vamos entender o porquê a seguir. A Din4mo realizou uma pesquisa com os cadastrados no crowdfunding Broota. O resultado apontou que para o investidor, a governança é um ponto crítico. Eles afirmam ainda que “a governança das startups é a maior preocupação”.
Tirar uma ideia do papel é um grande desafio para qualquer empreendedor. A medida que o projeto se torna um negócio, surge a necessidade de facilitar os processos de decisão para acompanhar seu crescimento. Nesse contexto a governança corporativa se faz de extrema importância. Mas o que é governança? São os processos, costumes, políticas e normas que regulam a forma como a empresa é dirigida. Manter a cultura corporativa através da governança é crítico no cenário de crescimento acelerado das startups.
Além dos controles mais tangíveis como os processos e políticas, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IBGC, aponta alguns 5 princípios e valores. O primeiro deles é o da Transparência. Manter a boa comunicação interna e externa é essencial para o dia-a-dia da empresa no cenário tecnológico e disruptivo que vivemos. Outro ponto é a equidade. Tratar todos de forma justa e igualitária e não tolerar qualquer atitude discriminatória. Outra questão muito importante é a responsabilidade corporativa, toda e qualquer ação que possa ter impacto negativo na sociedade ou no meio ambiente deve ser evitada. Também é abordada a prestação de contas até como forma de manter a transparência. Os administradores devem prestar contas de sua atuação e se responsabilizarem por seus atos integralmente.
O último ponto é a conformidade. Respeitar normas, leis e políticas da empresa, nacionais e internacionais, quando aplicável, são imprescindíveis para o bom funcionamento da empresa a longo prazo. Mecanismos de compliance são cada vez mais utilizados em tempos de Lava Jato. Um deles é o canal de denúncia terceirizado, essa ferramenta foi responsável em 2015 por 43% das fraudes identificadas nas empresas, de acordo com a Associação de Examinadores Certificados de Fraudes, ACFE. Acesse denouncefy.com e conheça nossos pacotes.
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!