Em linhas gerais, governança corporativa é o conjunto de práticas que visam otimizar o desempenho de uma organização protegendo suas partes interessadas. Consideramos partes interessadas os seus colaboradores, acionistas, diretores, conselho administrativo, órgãos de fiscalização, entre outros.
A governança se baseia em alguns princípios como o da transparência (disclosure) que envolve a clara comunicação com os acionistas e a transmissão objetiva de informações relevantes relacionadas ao rumo da organização para as partes interessadas.
Outro princípio é o da equidade (fairness) que é o tratamento justos de seus sócios levando em conta seus direitos, deveres, necessidades e expectativas.
O IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, realizou entre março e abril de 2020 uma pesquisa que apontou que 90,2% das 205 empresas consultadas não estavam preparadas para enfrentar uma situação de crise da magnitude desta que enfrentamos hoje.
E ainda, 48,3% relataram que suas empresas não possuem políticas e procedimentos formais com direcionamentos para períodos de crise aprovados pela diretoria e/ou conselho de administração. Para ler a pesquisa na íntegra, acesse AQUI.
A falta de governança pode custar caro. Separamos 3 dicas para manter a governança corporativa em tempos de crise. Acompanhe!
Como já foi dito no começo do post, os princípios da equidade e transparência são essenciais para a longevidade da organização. Em tempos de crise, muitos setores são afetados e portanto muitas organizações também. Dessa forma, o importante é manter clara a comunicação e a prestação de contas, mesmo que os resultados não sejam bons, para que as partes interessadas tenham a clareza da realidade daquele momento e dessa forma mantenham sua confiança na organização de que estão sendo informadas de todos os fatos relevantes.
Uma outra forma de prestar contas é mantendo suas auditorias e certificados em dia. Por exemplo, se uma empresa é certificada ISO 37001, manter suas auditorias e processos em dia é fundamental para o pleno funcionamento da área de Compliance da organização. É mais um mecanismo de controle durante a crise.
Não importa o tamanho da organização, ela pode ser listada na bolsa de valores ou uma organização de 5 colaboradores: seja transparente e veja os resultados na prática!
Sua organização deve ter uma matriz de riscos. Mas esses riscos incluem uma crise global da magnitude dessa que estamos passando? Se a resposta for sim, ótimo! Sua organização possui processos e procedimentos que guiarão você e seu time até a situação normalizar.
Mas para a maioria das organizações, a resposta é não. Um bom começo é mapear os pontos vulneráveis e pensar junto com os líderes e os times medidas mitigatórias possíveis para os riscos apontados.
Por exemplo, a vulnerabilidade pode estar em alguma questão ligada a segurança da informação. Nesse caso, seu setor de TI deve atuar em parcerias com as áreas para descobrir a melhor forma de contornar isso. Ou ainda, se sua empresa não possui TI próprio, contratar uma empresa que faça a segurança da informação de sua organização pode ser um excelente investimento.
Sua empresa possui uma intranet? Alguma forma oficial de comunicação interna que seja de fácil acesso, e mais, possibilite o acesso de todos os colaboradores? Ótimo! É muito importante manter este canal aberto e estimular mais do que nunca o seu uso durante a crise.
Mas se sua empresa ainda não possui uma comunicação formal estabelecida, esse é o momento de pensar em uma. Muitas ferramentas de diversos fornecedores podem ser utilizadas, seja do Google, da Microsoft ou qualquer outra.
Além da comunicação diária, avisos, entre outros, é importante manter um canal de denúncias. Mais do que nunca os colaboradores são essenciais para manter seus processos acontecendo de forma ética e lícita e qualquer irregularidade deve ser reportada imediatamente.
Muitos são os desafios não só das organizações, mas de seus colaboradores também. A dinâmica do dia a dia mudou e com isso os hábitos também mudaram.
Sabemos que é um momento passageiro e que em breve tudo voltará a normalidade. Enquanto isso não acontece, não se esqueça: tenha horas de lazer e descanso, organize seus horários para que sua produtividade não seja afetada e para que as pausas sejam respeitadas.
Gostou desse post? Então continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!