O código de ética e conduta é um documento elaborado pelas empresas e que estabelece normas e padrões de comportamento, pautados em princípios morais e éticos, sempre em conformidade com a missão, com a visão e com os valores do negócio.
Essas regras se aplicam a todos os envolvidos na organização, de colaboradores até os cargos mais altos de diretoria e conselho. Isso quer dizer que estão incluídos, ainda, clientes, fornecedores, parceiros de negócios e órgãos governamentais, que exigem transparência no cumprimento de suas obrigações.
Quer saber mais sobre o assunto, descobrir a importância do código de ética e como implementá-lo? Continue a leitura!
Ao direcionar os processos da empresa, o código de ética e conduta traz consigo várias vantagens. Entre as principais, podemos citar o fortalecimento da imagem do negócio, a transparência e a padronização dos procedimentos, a redução de fraudes e de corrupção e o fortalecimento da cultura organizacional.
Para que fornecedores negociem tranquilos e colaboradores trabalhem motivados, sabendo que a empresa preza pela ética e por boas práticas, veja como implementar o manual de ética e conduta em poucos passos.
Reúna colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação distintas, com um bom histórico de comportamento: pessoas comprometidas com normas simples da empresa, como horário de trabalho.
Essa equipe deve ser responsável por coletar os materiais que possam servir de base para o código da organização. Exemplos são códigos de condutas de grandes corporações (geralmente disponíveis na internet) e a legislação do país (como a LGPD). A empresa pode ajudar no processo fornecendo esses materiais.
Comissão formada e material reunido, é hora de discutir quais as normas que se aplicam ao negócio e de organizá-las em tópicos.
Nesse momento, os envolvidos no processo não podem se esquecer de que o código não é exclusivo aos colaboradores. Ele também deve conter orientações para gestores, clientes, fornecedores, parceiros de negócios, sócios e outros públicos que se relacionam com o empreendimento.
O canal de denúncias é um recurso que permite que clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores realizem uma comunicação direta com o negócio, informando possíveis irregularidades de forma sigilosa. Você pode contratar uma empresa terceirizada e especialista no assunto.
Dessa forma, garantirá um processo de implementação de qualidade, em total conformidade com o código de ética e conduta desenvolvido pelo negócio, e o repasse das informações para os responsáveis pelo compliance.
Como os comportamentos que não estão dentro das normas de ética e conduta devem ser denunciados, o código também deve estabelecer as consequências para possíveis desvios.
Para que todos estejam cientes dessas questões, o documento deve ser disponibilizado em local de fácil acesso ao seu público. Pode ser no site institucional, no manual do colaborador, em um anexo junto ao contrato e em outros materiais que circulam entre a empresa e os seus interessados.
Empresas que não criam o seu próprio código de ética e conduta estão mais suscetíveis a ações de pessoas mal-intencionadas, a situações de fraude e à corrupção.
Os códigos de ética também envolvem determinadas questões, como relacionamento com os clientes e posicionamentos públicos. Por isso, a falta de um direcionamento pode manchar a imagem do negócio e interferir na captação de novos consumidores e até mesmo de investidores.
Lembre-se sempre de que o código de ética e conduta não é só um documento, mas deve fazer parte da cultura organizacional do negócio. O respeito às regras nele estabelecidas deve ser um dos pilares de relacionamento da empresa.
Gostou deste post? Contribua com um ambiente mais ético e íntegro e compartilhe este artigo nas redes sociais!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!