Você sabe como conseguir investidores para a sua empresa? Contar com um bom aporte de capital é importante para promover expansões, assim como estratégias inovadoras, fortalecendo a organização no mercado. Porém, para alcançar esses objetivos, é necessário ganhar a confiança dos investidores, ou seja, mostrar que a organização é um negócio lucrativo e confiável.
Quer conquistar novos investidores? Então leia as nossas dicas a seguir!
Antes de fazer um empréstimo no banco, é necessário conhecer os tipos de investidores existentes. Dessa forma, você será capaz de escolher o investidor que mais se adequa ao seu negócio. Veja a seguir quais são os principais tipos de investidores.
Os investidores anjos normalmente são pessoas físicas que desejam apostar uma quantia pequena em empresas inovadoras, como startups. Não confunda esse tipo de investimento com doação ou ajuda, o investidor anjo visa ter participação nos lucros da empresa.
A maioria dos anjos já atuam no mundo corporativo e têm experiência profissional, portanto, se você é novo no mundo do empreendedorismo e precisa de orientações, busque por um investidor anjo para ser o seu mentor.
Resumidamente, os aceleradores são os investidores que sabem identificar uma boa oportunidade de negócio e fazem as ideias dos empreendedores saírem do papel. Eles geralmente ajudam com o capital inicial e com a gestão das novas empresas.
Os investidores aceleradores trabalham com programas intensivos, isso significa que eles não mantêm o investimento por muito tempo. Os aceleradores ajudam as empresas a estruturar, testar e acelerar o crescimento do negócio.
No modelo incubadora, o empreendedor tem acesso a um local de trabalho e mentorias de negócios sem custo nenhum. Em alguns casos, até mesmo o preço da mão de obra é reduzido. Tudo isso para que ele tenha mais capital sobrando para colocar planos em prática.
As incubadoras costumam estar vinculadas a órgãos de ensino, instituições governamentais e até mesmo a outras empresas. Elas abrigam os novos negócios por tempo limitado para incentivar o desenvolvimento de tecnologias e inovação.
Esse termo, em português, significa financiamento coletivo. Ocorre quando um grupo de pessoas decide investir financeiramente em uma ideia. O crowdfunding nada mais é do que a famosa vaquinha. A diferença é que agora esse tipo de incentivo foi otimizado pela internet, o que significa que você tem a chance de conseguir investidores de todas as partes do país e do mundo.
O governo federal também oferece programas de concessão de crédito facilitado para empresários que querem tirar seus planos do papel. Tudo isso é feito por meio dos bancos públicos, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional do Desenvolvimento.
A vantagem dessa iniciativa é que os juros são bem menores se comparados com as taxas de instituições privadas. Caso você não consiga encontrar nenhuma pessoa física ou jurídica interessada no seu negócio, saiba que os bancos públicos sempre vão oferecer ajuda.
Você sabe que a sua empresa traz um retorno consistente, mas como provar isso aos possíveis investidores? Faça uma apresentação baseada em dados, mostrando quanto foi investido, o faturamento, a margem de lucro e como os novos valores serão aplicados.
Mostre também informações sobre o mercado, a concorrência e o público, que demonstrem a viabilidade do negócio. Com números realistas, o investidor sente uma segurança maior, aumentando as probabilidades de que você consiga o apoio necessário.
Você já ouviu falar em pitch? Esse termo refere-se à abordagem, geralmente feita por donos de startups, com objetivo de atrair a atenção de um investidor em um curto período de tempo.
Esse discurso deve conter as ideias da empresa e ser atrativo o suficiente para que a pessoa com o capital tenha interesse em marcar uma reunião para conversar sobre os detalhes e formalizar o aporte.
Desenvolva e treine o seu discurso, para que ele venda a ideia de maneira rápida, objetiva e encantadora.
O discurso pode estar perfeito, mas tem algo que chama a atenção dos investidores e que pode fazer a diferença para que ele escolha a sua empresa? Ou seja, qual diferencial ela traz? Como a sua ideia é capaz de agregar valor e destacar essa iniciativa diante de tantas opções no mercado?
Traga características que mostrem como o seu projeto é único, além de indicar o grau de especialização da sua equipe e todo o potencial de crescimento.
Como vimos, há vários tipos de investidores, que fazem aportes em valores diferentes e apoiam organizações em diversos estágios de desenvolvimento: investidores anjo, venture capital, seed capital, entre outros.
Entenda as particularidades de cada um para que você busque o investimento ideal para a sua empresa, de acordo com o valor que ela precisa e em qual degrau de crescimento ela está.
Dificilmente um investidor apostará em uma empresa que burla a legislação ou que não tem transparência em seus processos. Para evitar essa situação, adote um programa de compliance, no qual as atividades são monitoradas e avaliadas constantemente.
Implemente também um canal de denúncias, para que qualquer irregularidade seja identificada quanto antes, evitando marcas negativas à reputação corporativa. Esse canal deve ter espaço para denúncias anônimas, que serão investigadas com extremo cuidado pelo departamento responsável.
Precisamos reforçar a importância do combate à corrupção para empresas que estão buscando investidores. Esse tópico se torna ainda mais relevante para as startups ou para as empresas de pequeno e médio porte, em que o capital de giro é muito limitado e qualquer tipo de desvio de verba pode prejudicar a saúde financeira do negócio.
Além disso, nenhum investidor deseja perder tempo e dinheiro em uma empresa que não garante um ambiente seguro e ético a seus colaboradores e sócios.
Bem, agora que você já sabe como conseguir investidores e entendeu a importância do combate à corrupção, temos certeza de que o seu negócio continuará prosperando ainda mais.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe agora mesmo este texto nas suas redes sociais para que mais pessoas possam entender como conseguir bons investidores para a sua empresa!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!