O Índice de Percepção da Corrupção, também conhecido como IPC, é o principal indicador de corrupção no setor público do mundo. Criado em 1995 pela Transparência Internacional, atualmente, o IPC analisa 180 países e avalia o seu grau de corrupção em uma escala de 0 a 100. Os países com pontuação próxima a 0 são considerados extremamente corruptos, enquanto aqueles próximos de 100 são percebidos como íntegros.
No entanto, afinal, qual é a importância desse índice e onde o Brasil se localiza nessa escala de corrupção? Para sanar essas e outras dúvidas que possam surgir ao longo do texto, continue a leitura!
Como dissemos, o IPC é um índice usado mundialmente para medir o nível de corrupção dos países. Isso significa que esse índice influencia diretamente a forma como os investidores estrangeiros enxergam o Brasil.
A relação do IPC com os investimentos internacionais é fácil de ser entendida. Você faria negócio com um indivíduo de índole duvidosa e que está com o nome sujo? É exatamente assim que os países próximos do número 100 enxergam os outros considerados corruptos. Quanto maior for o nível de corrupção de um país, cada vez menos investidores terão vontade de negociar com essa nação.
Não é à toa que os considerados os mais corruptos do mundo são Sudão do Sul, Somália, Síria, Iêmen e Venezuela. Geralmente, a corrupção está diretamente ligada à desigualdade econômica, guerras entre outros pontos.
Até mesmo os próprios brasileiros consideram o Brasil um país corrupto, principalmente na esfera pública. O IPC confirma essa percepção. Segundo o índice, desde 2012, o Brasil permanece na margem dos 40 pontos, ou seja, por anos seguidos, o país está estagnado.
Em 2019, o Brasil alcançou a sua pior pontuação da história, com apenas 35 pontos. Com esse resultado, ele caiu posições no ranking dos 180 países e territórios analisados pelo índice e, atualmente, encontra-se no 106º lugar. Em 2018, o país já havia perdido dois pontos e caído nove posições.
Embora o Índice de Percepção da Corrupção avalie, principalmente, as irregularidades que acontecem na esfera pública, as fraudes que ocorrem no mundo corporativo também colaboram significativamente para que um país seja considerado corrupto.
Para que o Brasil se torne mais íntegro, as mudanças devem acontecer de dentro para fora. Isso significa que você não deve esperar grandes alterações no governo para começar a combater a corrupção. Se as pessoas se tornarem mais corretas, elas serão mais ativas no combate à corrupção e tudo isso afetará as esferas pública e corporativa.
Os gestores das empresas, inclusive, também podem contribuir consideravelmente para combater a corrupção e melhorar a imagem do país. Os casos de fraude, golpe e assédio, por exemplo, devem ser reportados o quanto antes e, para tanto, recomendamos que você abra um canal de denúncias anônimo.
Como você pôde perceber ao longo do texto, o Índice de Percepção da Corrupção é um dado muito importante. Ele afeta não só a imagem do nosso país, mas também as possíveis negociações com outras nações. Para ganhar a confiança dos investidores estrangeiros, o Brasil precisa melhorar a sua posição no ranking do IPC o quanto antes.
Achou as informações do post relevantes? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que os seus amigos também possam aprender mais sobre a importância do IPC.
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!