Lei 14.611/23: Igualdade salarial entre homens e mulheres, o que muda na prática?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
homem e mulher trabalhando juntos

Em julho de 2023 a Lei 14.611/23 foi promulgada. Seu objetivo é garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres em trabalhos de igual valor. A empresa que não seguir a lei pode levar multas que dobram de valor se for comprovada a reincidência. 

 

Mas como garantir a equidade salarial?

A Lei determina que seja viabilizado um canal de denúncias para denúncias ligadas ao tema; mecanismos de transparência salarial e critérios de remuneração; ações de fiscalização; programas de diversidade e inclusão sejam promovidos nas empresas visando a igualdade entre homens e mulheres; formação e capacitação de mulheres para competirem de forma igualitária com os homens no mercado de trabalho.  

Caso isso não seja cumprido, a empresa pode pagar até 10x o valor do novo salário a pessoa que foi lesada, o valor dobra em caso de reincidência. O colaborador pode ainda processar a empresa por danos morais. 

 

O que é o Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios?

Empresas com número maior ou igual a 100 colaboradores deverão publicar semestralmente este relatório, observando a LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados. O objetivo do documento é é comparar salários, remuneração, presença em cargos de liderança além de apresentar também dados ligados a raça, nacionalidade, idade entre outros. A empresa com obrigatoriedade de publicação que não a fizer poderá pagar multa de até 100 salários-mínimos. 

 

Como isso afeta a empresa na prática?

Para garantir o cumprimento legal, a empresa precisa se atentar a alguns pontos. Entre as adaptações que podem se fazer necessárias, temos a viabilização do canal de denúncias para receber relatos de desigualdades salariais, treinamentos sobre diversidade e inclusão que inclua inclusive cargos de gestão focando principalmente na questão da igualdade salarias, elaborar relatórios e apresentar semestralmente (empresa de mais de 100 pessoas), ter critérios claros de salários e remunerações e outros. 

 

Quem fará essa fiscalização?

O Ministério do Trabalho é responsável por realizar a certificação, elas serão feitas através de auditorias. Elas podem ocorrer de forma eventual ou quando o Ministério Público receber denúncias ligadas ao tema sobre a empresa. 

 

O Denouncefy ajuda sua empresa!

O Denouncefy te ajuda a estar em compliance com a nova lei. Entre em contato com os nossos especialistas e implemente o seu canal de denúncias hoje mesmo! 

 

Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?

Denouncefy Platform Demo

2 Videos

Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!

Demonstração da Plataforma do Denouncefy

2 Videos

Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!

Demonstração da Plataforma do Denouncefy