O compliance tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações de todos os portes. Isso porque ele serve de balizador das ações para os públicos de relacionamento, ajudando as companhias a alinhar seus objetivos diante de seus stakeholders.
Com isso, é possível resguardar as organizações e seus dirigentes de possíveis sanções, tanto no âmbito civil quanto administrativo. Ao longo desta leitura falaremos o que é compliance na empresa e qual a sua importância. Acompanhe!
Estar em conformidade é a tradução do termo em inglês compliance. Essa expressão é usada dentro das companhias para definir as regras, políticas, controles internos. leis, regulamentações e normas, aos quais a organização precisa se adequar.
Quando todos dentro da companhia seguem as diretrizes do compliance, a empresa passa a exercer suas atividades em plena conformidade com as suas normas internas e, também, com a legislação.
Para que o compliance tenha sucesso nas companhias, todos os públicos de relacionamento devem estar em conformidade com as regras dos organismos reguladores.
Ademais, as empresas que aderirem ao compliance devem assegurar o fiel cumprimento dos vários instrumentos normativos internos. Com isso, a companhia se mantém em conformidade no âmbito financeiro, ambiental, trabalhista, operacional, de segurança do trabalho, contábil, entre outros.
A Lei Anticorrupção (12.846/13), que entrou em vigor em 29 de janeiro de 2014, obriga todas as companhias brasileiras, sem importar o porte, assim como seus dirigentes, a se comprometerem com as consequências, tanto na esfera administrativa quanto civil, por atos que lesem a administração pública, estrangeira ou nacional, com a prática ilícita em benefício próprio ou não.
São inclusas nesses processos, questões relacionadas a fraudes ou corrupção em licitações e/ou quaisquer termos e associações com a administração pública.
Nesse cenário, o compliance pode auxiliar e resguardar os dirigentes da companhia contra alegações que envolvam desde culpa por omissão, até minimizar as punições que venham a ser aplicadas à organização.
Para implementar o Compliance em sua empresa não esqueça que não basta apenas seguir leis e normas externas. Preparamos um top 3 para que sua organização siga trilhando o caminho da transparência de forma colaborativa e ética. Vamos lá!
Para que o seu público interno e demais stakeholders estejam informados sobre as normas e diretrizes do compliance na empresa, use os canais de comunicação da companhia como e-mails, jornais, intranet, murais e, também, aposte nas ações de endomarketing.
As reuniões face a face também são fundamentais para o alinhamento das informações, fator fundamental para conquistar o comprometimento e engajamento de todos com relação às práticas apresentadas.
As pessoas só se comprometem com aquilo que elas acreditam. Por isso, é importante investir em treinamento para elucidar tanto lideranças quanto liderados com relação às práticas envolvendo o compliance na empresa.
Além disso, é preciso investir de forma especial na capacitação das lideranças, para que elas levem as informações aos seus subordinados e estejam preparadas para sanar as dúvidas que venham a surgir.
O canal de denúncias é um grande aliado para as organizações que adotam o compliance. Por meio desse canal, é possível receber queixas e apurar situações que sejam suspeitas, ou que coloquem em risco os valores e diretrizes da companhia.
Essa também é uma importante ferramenta para controles internos e a identificação de desvios e outros assuntos que possam lesar a organização, ou prejudicar a sua reputação externamente.
Como vimos ao longo desta leitura, o compliance na empresa é uma importante ferramenta de gestão, ajudando na condução das atividades conforme as normas e valores da companhia, ao mesmo tempo, em que resguarda seus dirigentes de sanções que venham a sofrer.
Para uma maior efetividade do compliance nas empresas, contar com um canal de denúncia ajuda ainda mais as companhias a monitorar e antever situações que coloquem em risco o negócio.
Se você gostou deste artigo sobre compliance na empresa , siga-nos no Facebook e LinkedIn para ter acesso a mais conteúdos como este!
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!