Você sabe o que é corrupção institucionalizada? Ela é classificada como a conduta de associar-se para cometer crimes contra a administração pública com o intuito de realizar desvios. Nesse sentido, a pena sofrida por esse ato é de, aproximadamente, quatro a oito anos de reclusão.
Nesse contexto, diferentemente do crime organizado, que, por sua vez, está ligado ao tráfico de drogas e de armas, a corrupção institucionalizada utiliza apenas a plataforma oficial dos governos. Logo, esse criminoso faz uso do estamento público, do Ministério da República e da Política Partidária a fim de desviar fortunas desses setores.
O tema parece interessante? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o que é a corrupção institucionalizada.
Esse tipo de crime é cometido, na maioria das vezes, por homens e mulheres que trabalham em setores da alta cúpula governamental. Nesse sentido, esses criminosos conseguem grandes faturamentos por meio de desvios nos repasses para programas do governo e do superfaturamento na contratação de serviços e obras.
Somada a isso, outra forma de atuação desses infratores revestidos de servidores públicos é a aprovação de projetos com orçamentos que envolvem muita verba. Logo, essa ação conjunta de homens e mulheres que comandam diversas unidades dos setores públicos com o propósito de desviar certas quantias é um crime “seguro” e que passa despercebido diversas vezes.
Uma das principais medidas que devem ser tomadas para combater esse tipo de corrupção é a fiscalização dos processos de compra pública. Isso se dá por meio do incentivo a uma cultura de integridade nos processos de contratação pública, com a especialização de servidores que estejam aptos para prevenir e identificar fraudes.
Além disso, é preciso que esses colaboradores atentem a todas as etapas legais e promovam a revisão periódica dos contratos firmados com a administração pública a fim de evitar futuros crimes.
Mais uma medida a ser tomada é aumentar a comunicação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e o Ministério Público. Assim, com a troca de informações entre esses setores, é possível que os processos fiquem mais transparentes, evitando fraudes e demais corrupções.
É fato que a corrupção é um mal que afeta o país em diversos setores, como a economia, a saúde e a educação. Os efeitos dela no que se refere ao controle de empresas estatais são incalculáveis e, no final das contas, os consumidores são os mais prejudicados nessa situação.
A parte de sonegação de impostos é um ponto que precisa ser discutido, afinal, ter um governo que retira das empresas um dinheiro que deveria ser investido na coletividade e aplica em recursos pessoais é algo de alta gravidade. Logo, quando crimes como esses são descobertos, a credibilidade dos envolvidos é prejudicada em âmbito mundial, causando a perda da sua força e da visibilidade no mercado.
Por fim, é visível que a corrupção é uma ação que, infelizmente, faz parte da realidade, seja ela nacional, seja ela internacional, no que se refere às empresas e aos governos. Diante disso, é preciso que empresários e servidores públicos de boa índole estudem e fiquem por dentro do que é a corrupção institucionalizada e das melhores formas de combatê-la.
Portanto, para que o país melhore tanto o seu desenvolvimento econômico quanto o social, ele precisa rever as suas agências controladoras de verbas, fazer mudanças no Tribunal de Contas e investigar o comportamento dos seus colaboradores com o intuito de que crimes não sejam deixados impunes.
Gostou do conteúdo sobre o que é corrupção institucionalizada? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais novidades desse assunto.
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!