O combate à corrupção é um tema muito debatido globalmente. Quando falamos sobre países corruptos, o primeiro que vem à mente da maioria dos brasileiros é o seu próprio, no entanto, existem muitas nações que também sofrem com altos índices de corrupção.
Entre as consequências causadas pela prática e pelo comportamento antiético pelo mundo, podemos citar: a violação dos direitos humanos, o descaso com as questões ambientais e a má distribuição de renda. Não é por coincidência que os países menos corruptos são os mais evoluídos e vice-versa.
A seguir, explicaremos o que é o Índice de Percepção da Corrupção e mostraremos como analisar o ranking de corrupção mundial. Quer saber mais? Continue a leitura!
Em 1995, a Transparência Internacional (uma organização sem fins lucrativos sediada em Berlim e que tem como objetivo combater atividades criminosas e corruptas em âmbito internacional) criou o Índice de Percepção da Corrupção. A pesquisa feita em 2003 elencou 133 países. Já a pesquisa realizada em 2007 contava com a participação de 180.
O Índice de Percepção da Corrupção nada mais é do que um relatório anual que classifica e ordena a maioria dos países do mundo de acordo com o grau de corrupção presente entre os órgãos públicos e políticos. A Transparência Internacional entende a corrupção como o abuso do poder confiado para fins privados e classifica-a como grande, pequena ou política, dependendo da quantidade de dinheiro perdido e dos setores em que ocorre.
O índice classifica os países em uma escala de 0 a 100. Quanto mais perto o país estiver do número 0, mais corrupto ele é, enquanto os mais próximos de 100 são os mais “limpos e corretos”. Como já dissemos, o Índice de Percepção da Corrupção analisa somente as atividades ilegais percebidas, afinal, os atos corruptos, em geral, acontecem por “baixo dos panos”. Sendo assim, não há como a Transparência Internacional avaliar casos que não foram expostos ao público.
Você, provavelmente, deve estar se perguntando quais fontes a Transparência Internacional usa para fazer o ranking dos países mais corruptos. O Índice de Percepção da Corrupção é baseado em 13 fontes distintas reconhecidas internacionalmente, que incluem o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial. São realizadas pesquisas quantitativas e, no final, o valor avaliado por cada uma das fontes é somado e convertido para a escala de 0 a 100.
Como dissemos, o ranking é anual e os números podem mudar de ano para ano. No entanto, não foram observadas grandes mudanças na posição ocupada pelos países nos últimos tempos. Os cinco mais bem avaliados pelo Índice de Percepção da Corrupção em 2020 foram Dinamarca e Nova Zelândia (com 88 pontos cada) e Finlândia, Singapura e Suécia (com 85 pontos). Já os cinco países com as piores avaliações são: Venezuela e Iêmen (com 15 pontos cada), Síria (com 14 pontos) e Somália e Sudão do Sul (com 12 pontos cada).
O Brasil, atualmente, ocupa o 94º lugar com apenas 38 pontos. Além de ser uma posição ruim, o país não apresentou melhoras nos últimos anos — na verdade, até mesmo chegou a cair algumas posições. Também é possível observar que mais da metade dos países apresentam uma pontuação abaixo de 50. Tudo isso indica como a corrupção é um problema sério no mundo inteiro.
Por essa razão, é preciso estar atento aos dados fornecidos pela Transparência Internacional e acompanhar o Índice de Percepção da Corrupção anualmente, principalmente se você trabalha em uma empresa que faz negócios com outros países. Ademais, é necessário checar as pontuações do Brasil regularmente, afinal, só poderemos nos tornar uma potência mundial quando melhorarmos a nossa posição no ranking de corrupção.
Gostou deste texto? Achou as informações relevantes? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos também possam aprender mais sobre o ranking de corrupção mundial.
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!