A necessidade de adaptar os processos organizacionais à transformação digital é cada vez maior, incluindo as atividades relacionadas à gestão de pessoas. É nessa realidade que nasce o conceito de RH ágil, que busca otimizar as rotinas diárias do setor e contribuir para os processos de tomada de decisão.
Em síntese, quanto mais recursos tecnológicos estiverem disponíveis para o setor, melhor será a sua atuação. Saiba mais sobre o assunto neste post!
O conceito de RH ágil
No mundo corporativo, a agilidade é uma forma de trabalho intimamente relacionada com a tecnologia, que vem modificando a nossa vida em sociedade na mais alta velocidade.
Isso exige que as empresas acompanhem essas transformações, adotando processos que possam remodelar as funções tradicionais dos negócios. A adoção de metodologias ágeis, o foco nas pessoas e a produtividade — cujo conceito é, basicamente, fazer mais e melhor em menos tempo — fazem parte dessa realidade.
O RH ágil é um movimento que está contido em toda essa transformação e pode ser conceituado como uma nova cultura de trabalho, cujo principal objetivo é promover a rápida adaptação dos profissionais, oferecendo o suporte necessário para a formação de equipes engajadas e altamente capacitadas.
A facilidade que o RH ágil traz para os processos
O RH ágil é inspirado no Movimento Ágil — também chamado de Manifesto Agile — lançado no início dos anos 2000, que buscava valorizar os seguintes pontos na hora de desenvolver um software:
- colaboração com o cliente acima da negociação de contratos;
- indivíduos e interações no lugar de processos e ferramentas;
- resposta a mudanças como uma medida mais importante do que simplesmente seguir um plano.
Com base nesses pilares, o RH ágil facilita processos da seguinte forma:
- adotando avaliações de desempenho e estimulando o feedback construtivo para melhorar a performance das equipes e os relacionamentos interpessoais e para diminuir conflitos;
- compondo um código de conduta e um regimento interno sólido, com a adoção de canais de denúncia que facilitem a identificação de irregularidades para que possam ser solucionadas rapidamente;
- facilitando a autonomia das equipes, humanizando relações e tirando o foco da hierarquia;
- realizando processos de recrutamento e seleção mais ágeis e precisos com o uso da tecnologia;
- qualificando os líderes para serem verdadeiros mentores, focados no desenvolvimento das suas equipes e não na supervisão delas.
As principais técnicas do RH ágil
Para que os processos acima sejam possíveis, o RH ágil utiliza algumas técnicas, como a metodologia agile para RH, baseada no Manifesto Agile que citamos no tópico anterior. Ela consiste no uso de softwares para automatizar processos repetitivos e aumentar a qualidade e a precisão de tudo que envolve a tomada de decisões, como a escolha das temáticas para treinamento ou do candidato ideal na hora da contratação.
Além disso, podem ser utilizadas:
- SCRUM — divide os processos em pequenas partes, fortalecendo o trabalho em equipe e realizando o acompanhamento minucioso em cada etapa;
- Kanban — consiste em utilizar recursos visuais para sinalizar as etapas de um projeto, dividindo os ciclos em fases, como andamento, correção e conclusão;
- Squad — fragmenta as equipes de acordo com as funções de um processo, por exemplo, separando a equipe de gestão de pessoas em pequenos grupos, de modo que alguns profissionais ficam responsáveis pelo recrutamento, e outros, pelos programas de treinamento e desenvolvimento.
Como você viu, o RH ágil deve fazer parte de uma cultura organizacional inovadora e que reconhece o papel de uma gestão de pessoas eficiente no sucesso de um negócio.
Agora, aproveite para saber mais sobre o que é a cultura de inovação. Não perca a leitura do nosso post!