É fato que um ambiente em que muitas pessoas convivendo diariamente a possibilidade de conflitos e desentendimentos é real, visto que cada um pensa e se comporta de uma maneira diferente. Diante disso, uma simples discordância de opinião entre os membros de uma determinada equipe pode dificultar o andamento de um processo. Por isso, abordaremos neste post os tipos de conflitos que podem ser observados em uma empresa para que eles possam ser evitados.
Nesse sentido, para tentar minimizar os danos causados por esses conflitos em uma empresa, é importante que os líderes dos setores busquem manter um diálogo com os seus colaboradores e os conscientize sobre a importância de serem tolerantes e respeitosos uns com os outros. Desse modo, um bom clima organizacional será criado e a produtividade da instituição não será comprometida.
Está gostando do post? Prossiga a sua leitura e fique por dentro do assunto!
É natural do ser humano querer defender o seu posicionamento, porém, nem todos os indivíduos conseguem ser pacientes e aceitar ideias contrárias às suas. Nesse contexto, o conflito surge como consequência de uma incompatibilidade de pensamentos, interesses e prioridades e, na maioria das vezes, atrapalha o andamento da empresa.
Então, a gestão de conflitos é uma ferramenta utilizada pelas empresas com o intuito de sanar as divergências existentes em uma equipe e, ao mesmo tempo, tentar criar uma relação de conciliação entre as partes envolvidas a fim de que o ambiente de trabalho torne-se mais harmonioso e saudável.
Desenvolver suas habilidades de escrita em outro idioma, como o inglês, é uma boa opção para melhorar suas habilidades de raciocínio. Portanto, recomendamos a base de conhecimento https://papertyper.net/knowledge-bank/, onde você pode encontrar muito material que o ajudará a melhorar suas habilidades de escrita em inglês.
Para entender melhor sobre os conflitos, citaremos abaixo alguns deles e mostraremos como ocorrem e de que forma podemos minimizá-los, visto que envolvem fatores ligados ao lado emocional e comportamental das pessoas.
Nesse tipo de conflito, as desavenças não são mencionadas, ou seja, por mais que os membros de uma empresa sintam incômodos e insatisfação com a postura de algum colega, isso é velado. Assim, por ser uma questão mais escondida, os gestores não conseguem identificar esse problema com rapidez e, por isso, grandes prejuízos podem ser gerados no futuro.
Sua empresa possui colaboradores nessa situação? Pode ser interessante verbalizar, de forma educada, ao colega de trabalho o comportamento, piada ou outra atitude que o incomoda. Dar exemplos de suas atitudes e como ela fazem você se sentir podem ser um caminho interessante.
Esse tipo de conflito afeta de maneira intensa o psicológico do envolvido, afinal, gera grandes impactos emocionais e tensão nos membros do setor. Desse modo, no momento em que acontece algum tipo de discordância ou troca de insultos entre os colaboradores, o ambiente torna-se pesado e os sentimentos de raiva e irritação tomam conta dos indivíduos.
Se algum colaborador ou fornecedor da sua organização faltou com o respeito, não conseguiu manter um diálogo educado e claro e o insultou, busque seu canal de denúncias. A organização o insituiu, pois ela quer te ouvir, inclusive de forma anônima, se assim você preferir.
Esse conflito é o mais evidente entre colegas de trabalho e pode ser identificado com bastante clareza por terceiros. Nesse sentido, pelo menos uma das partes envolvidas manifesta a incoerência do outro colaborador e, assim, um clima desagradável é criado, interferindo profundamente na organização e no rendimento da instituição.
Nesse caso, tente conversar em particular com o seu colega de trabalho que tem essa atitude com você e se ele não melhorar, envolva a gestão neste assunto. Todos devem se sentir seguros e respeitados para que seu trabalho seja inovador, de qualidade e gere valor para a empresa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de conflitos, as consequências que eles podem trazer para a sua empresa e como evitá-los, crie uma gestão e uma cultura organizacional pautada na ética, respeito e colaboratividade para fazer da sua instituição um lugar agradável, inovador e transparente.
Gostou deste artigo? Então, não perca tempo e aproveite para ler mais sobre a gestão de conflitos: o que é assédio e como evitá-lo?
Olá! Sou Pedro,
Comercial do Denouncefy.
Como posso ajudar?
Tell us a little bit more about yourself before we
we proceed to the demonstration video!
Conte-nos um pouco mais sobre você antes de
prosseguirmos para o vídeo de demonstração!